Festa em Honra

Festa em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem

Começou por ser, no século XVIII, uma festa de marítimos. Estrategicamente situada no lugar onde o Zêzere se encontra com o Tejo, Punhete, como então Constância se chamava, vivia nesse tempo, em boa parte, das atividades económicas que os rios proporcionavam: a pesca, claro, mas também o comércio, a construção e a reparação navais e, sobretudo, o transporte fluvial, por ser pelos rios, e em especial pelo Tejo, que na época se fazia o trânsito de mercadorias.

Era muito diferente o Tejo desse tempo: não havendo ainda barragens, a água corria livremente, sendo bastante mais do que é hoje – o que facilitava a navegação – mas tornando-se excessiva em períodos invernosos ou de longas chuvadas – o que tornava mais difícil e perigosa a vida dos marítimos. Foi por causa desses perigos, que nem sempre o saber ou a força dos homens eram capazes de evitar ou de vencer, que os marítimos de Punhete se entregaram à proteção da Mãe do Céu, confiando que ela os protegeria nas horas mais difíceis e lhes asseguraria sempre boa viagem.

Constãncia

Venha Conhecer.

Almourol à Vista

Cicloturismo Barquinhense

O Grupo de Cicloturismo Barquinhense foi fundado em 22-12-1999 e inicialmente dedicava-se somente à vertente de estrada. Em 2008, com a entrada de novos sócios, alargou a sua atividade à vertente de BTT. Actualmente o grupo tem cerca de 175 sócios, realizando todos os anos além do Almourol à Vista, um Raid ou Passeio Guiado uma prova de Trail "St.º António - Entardecer no Castelo de Almourol” e várias actividades e passeios para sócios e familiares. O Grupo tem vindo sempre a crescer e onde marca presença a mancha azul nota-se bem, com a sua alegria, simpatia e alguns pódios. Por estas e por outras é que se vê a força do GCB.

“Um sorriso em cada Pedalada”

Cicloturismo Barquinhense

Venha Conhecer.

Festival de Música

Bons Sons

O BONS SONS é o festival de música portuguesa que decorre em meados de Agosto, na Aldeia de Cem Soldos, Tomar. Ao contrário do que acontece com a maioria dos festivais, o BONS SONS não decorre num único local, tomando lugar, em vez disso, nas ruas, praças, largos, igrejas e outros espaços públicos da povoação.

Como resultado deste ambiente familiar, o evento promove uma relação de proximidade com o seu público, envolvendo a população na realização do Festival. Aqui, gerações mais velhas e mais novas partilham algo de muito especial: a música, cultura e tradições da região.

Festival

Venha Conhecer.

Feira da Golegã

Golegã

Em meados do século XVIII, teve o seu começo a Feira da Golegã, chamada até 1972 Feira de São Martinho, data a partir da qual passou a denominar-se Feira Nacional do Cavalo. É a Feira Nacional do Cavalo a mais importante e mais castiça de todas as feiras que no seu género se realizam em Portugal e no mundo. Aqui se apresentam todos os criadores, com os seus belos exemplares, razão pela qual, se transaccionam na Golegã, os melhores puro-sangue, criados no País, que são vendidos para vários pontos do globo.

A Golegã há muito que passou a ser a Capital do Cavalo. O dia de São Martinho, de feira que foi, passou ao mais belo e único espectáculo equestre público que se realiza a nível gratuito entre nós. Ralies, Raids, Jogos Equestres, Campeonatos, Maratona de Carruagens, Exibições, são alguns dos mais belos espectáculos que na Golegã se realizam na sua apresentação do mais belo animal do mundo que é o cavalo.

Golegã

Venha Conhecer.

- Constância, um mundo para si -

Casa João Chagas

Gastronomia
Cultura
Atividades
Ciência